segunda-feira, 31 de maio de 2010
Ainda sobre as contradições.
Um trabalhador no corte de cana corta e carrega, em média, 12 toneladas por dia, divididas de 15 em 15 Kg. Realiza em média 36.630 flexões e perde 8 litros de água. Caminha 8.800 metros e despende 366.300 golpes de podão. Os que cortam menos que 10 toneladas diárias são demitidos antes de completar três meses de contrato.
Quantas horas trabalham, quantos sóis enfrentam, quantas dores sentem, quantas vidas morrem esses trabalhadores para que tenhamos nossos cafés adoçados, ou para que aqueles poucos que lucram tanto com o etanol e com o alcool enriqueçam ainda mais?
O regime de trabalho e o salário que recebem os trabalhadores do corte da cana, chamados bóias frias, é um dos mais injustos do mundo.
Não há trabalhador que faça opção pelo trabalho escravo. Tampouco existe a necessidade de submeter alguém a este regime em pleno século XXI, quando há maquinários modernos apropriados para o corte de cana de precisão.
As contradições, que movem o Brasil e o mundo, são profundas demais. A irracionalidade do capitalismo ultrapassou qualquer limite e já não se pode mais falar em suportá-lo. Por aqui, a justiça parece se tornar cada dia mais distante.
É por isso que hoje, no século XXI, no ano de 2010, mais do que nunca, faz muito sentido falarmos em socialismo; num sistema onde já não haja empobrcidos, humilhados, escravos, porque não haverá milhonários roubando nossas forças, nem nossas saúdes, nem nossos desejos.
Sua urgência aumenta a cada dia quando um trabalhador da cana ressucita para a labuta que o matou no dia anterior;
quando cada empresa decide explorar e roubar ainda mais o mundo e ainda mais gentes para aumentar seu lucro;
quando cada trabalhador adoece de tanto vender, por misérias, suas mãos de obra;
quando cada jovem tomba nas periferias brasileiras (são quase todos negros e são todos pobres);
quando cada indignação se veste de esperança e sai pra se encontrar com outras, pra dançar a ciranda da resistência e enfrentar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Bem bonito, dona tábata.
linda a tua defesa do socialismo
Lindo o Blog...
Dei uma olhada por cima...
depois vou ver com mais calma...
bjus
saudades :D
Essa convicção precisa contagiar cada vez mais gente! Beijos!
Postar um comentário